Cooperados da BANCOOP – Participação ativa e constante

Posted on 15 de junho de 2012

0


O cooperativismo é norteado pelo conjunto de pessoas que, de forma democrática e coletiva, tomam decisões em prol do bem comum. Para que alcancem os objetivos da maioria, os associados da BANCOOP participam ativamente das decisões e do dia-a-dia da entidade. Os números da cooperativa comprovam que a participação dos cooperados é ativa e constante.

Números que comprovam o sucesso

A BANCOOP – Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo foi fundada em 1996. Desde então, 588 eventos foram realizados com a participação dos cooperados. Para atender as necessidades dos sócios e garantir o constante diálogo, os eventos são diversos:

  • Assembleias gerais e seccionais;
  • Reuniões técnicas e de esclarecimento, realizadas com o conjunto de cooperados, com as comissões dos conselhos fiscais e de obras;
  • Sessões de apresentação e verificação de documentos, auditorias, perícias visitas às obras.

Participação é reforçada com ferramentas de comunicação

Recentemente a BANCOOP publicou a nova edição da revista Balanço Social 2011, que traz uma série de informações sobre os números e demonstrações financeiras da cooperativa. Existem outras ferramentas colocadas à disposição dos cooperados: site, newsletter, boletim informativo periódico e boletins específicos para cada empreendimento, elas, juntas, garantem o acesso dos sócios aos atos, documentos, e decisões da BANCOOP.

É na assembleia que o cooperado toma suas decisões

Conforme o Estatuto Social da BANCOOP, todos os cooperados podem participar das assembleias e votar, desde que estejam em dia com suas obrigações com a cooperativa. É na assembleia que o cooperado faz uso da tomada de decisões: elege a diretoria e seus representantes no Conselho Fiscal e de Obras de suas respectivas seccionais, aprovam as contas, relatórios da diretoria, destinação de resultados ou acordos, cujo exemplo é o empreendimento Colina Park, que em duas assembleias realizadas pela associação de cooperados do condomínio, aprovaram a transferência de conclusão das obras para a construtora OAS.

Estes são os mecanismos que mantém aberto o diálogo entre a BANCOOP e seus cooperados.

Anúncios