No mercado imobiliário, 70% dos clientes são investidores

Posted on 24 de fevereiro de 2012

0



Segundo matéria publicada ontem (23), no portal IG, 70% dos compradores de imóveis em SP são investidores. Os 30% restantes dos compradores, adquirem os imóveis com a intenção de usá-los como moradia.

O imóvel com um dormitório tem atraído investidores pelo menor preço, expectativa de valorização e pela possibilidade de rendimento extra, obtida por meio da locação.  Quando comparado com imóvel maior, apresenta outras vantagens – maior facilidade para alugar e efetuar reajustes, ou, ainda, a negociação da saída do inquilino, neste caso, mais simples e rápida que nos casos de famílias.

Para João Crestana, ex-presidente da SECOVI, a aposta nesta demanda por aluguel, pode diminuir a especulação, mas  não vai eliminá-la – “Com a queda nos juros, muito investidor comprou para alugar e também pensando na especulação.”

Se é alto o percentual de compradores que são investidores no mercado imobiliário convencional, podemos imaginar que no cooperativismo habitacional os números devam ser parecidos, já que as moradias são adquiridas por preço de custo, fator que permite uma valorização ainda maior.

BANCOOP é um excelente meio de investimento

Laurindo Belice é um exemplo de cooperado que está satisfeito com a aquisição de imóveis feita por meio do cooperativismo praticado pela BANCOOP. Em depoimento prestado, durante uma sessão da CPI na ALESP, o cooperado afirmou que não utiliza nenhum de seus 4 imóveis para morar, e, que os adquiriu com a finalidade de fazer um investimento – “Na verdade é um investimento meu. Ao invés de estar com o dinheiro na poupança, alguma coisa, eu achei que a cooperativa, até então, como realmente foi, é um excelente meio de investimento que eu arrumei.” Dos imóveis comprados por Laurindo e já entregues pela BANCOOP, 3 ficam na zona sul, região onde é maior a procura por locação.

Com imóveis valorizados e que permitem a obtenção de renda extra quando locados para terceiros, é grande a parcela de cooperados que comprou mais de um imóvel pela BANCOOP como forma de investimento.

Anúncios